Em nosso pé há uma estrutura que possibilita realizar movimentos e permitir nossa caminhada, essa estrutura é conhecida como fáscia. Trata-se de um tecido conjuntivo que liga a musculatura da sola do pé com os ossos e que se estende do calcanhar até o peito do pé permitindo que as pessoas possam caminhar e correr.

Sendo assim, a fascite plantar é um processo degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso que recobre a musculatura da região plantar nos pés. Considerada uma doença muito comum na população adulta e ativa. Estima-se que 10% da população em geral será afetada em algum momento da vida

A inflamação da fáscia gera dor aguda no calcanhar, e essa dor pode ser pior na parte da manhã. Essa condição é mais comum em pessoas que utilizam muito a musculatura dos pés, como atletas, bailarinos e corredores. Porém, sobrepeso e uso de calçados inadequados também podem sobrecarregar a fáscia, gerando o processo inflamatório.

Os principais sintomas são: dor no pé, dando a impressão de pisar em um objeto pontiagudo, pés inchados e rígidos e sensação de queimação na planta dos pés. Mas fique atento aos sinais, a dor decorrente de uma fascite plantar geralmente fica menos intensa ao iniciar uma caminhada ou outra prática de exercícios, e quando os músculos e articulações voltam a ficar em repouso o incômodo volta.

Continue lendo sobre dores no calcanhar e fascite plantar ou veja este vídeo no nosso canal do YouTube que mostra um de nossos tratamentos para pés ressecados.

 

O tratamento da fascite plantar é feito por meio do uso de medicamentos indicados pelo médico, que combatem a inflamação. Pode ser que seja necessário fisioterapia e/ou utilização de órteses. Em casos mais raros, o médico poderá indicar cirurgia.

A fisioterapia é fundamental para a recuperação do paciente pois alivia os sintomas e ajuda a pessoa a entender melhor a estrutura e a mecânica do pé, orientando como evitar que essa lesão volte a acontecer.

A dor no calcanhar também pode ser esporão de calcâneo, você sabia? Saiba identificar qual o seu caso clicando aqui.

Dentro da podologia temos o recurso terapêutico do laser de baixa potência, que através da fotobioestimulação, tem como objetivo aumentar a microcirculação na região, estimula a proliferação celular, produção de colágeno, redução do edema e dor na fáscia plantar, aliviando assim o processo degenerativo e inflamatório da fáscia.

As lojas da Doctor Feet – clique aqui para saber onde ficam nossas lojas – oferecem ainda protetores, palmilhas e calcanheiras que vão te dar muito mais conforto no dia a dia ou na prática de exercícios, tornando a dor na planta dos pés bem mais tolerável.