Primeiramente é preciso explicar e diferenciar fascite plantar de esporão de calcâneo, pois muita gente confunde.

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

Já o esporão de calcâneo, é o resultado de um crescimento atípico do tecido ósseo nos pés que fica na região do calcanhar. O osso do calcâneo é o maior osso dos nossos pés e é responsável por sustentar o peso do corpo, por isso está constantemente sofrendo pressões e impactos. Ele forma uma saliência parecida as esporas dos pés dos galos, por isso recebeu este nome.

São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar.

Várias podem ser as causas do surgimento do esporão de calcâneo, entre elas estão a prática excessiva de esporte de impacto, uso constante de sapatos inapropriados, obesidade, pisada inadequada etc, e tudo isso pode causar desgaste, inflamação e por fim o crescimento do tecido ósseo no local afetado ou a inflamação da fáscia, na região do calcanhar.

O esporão do calcâneo, não pode ser observado a olho nu, sendo necessária a realização de exames de imagem, como o Raio-X, para que a condição possa ser diagnosticada da forma correta.

Sintomas do esporão de calcâneo:

Na maioria das vezes o paciente não sente nenhum sintoma ou dor e somente descobre que tem ao realizar exames de imagem nos pés por conta de outras condições médicas.

Mas há quem sinta dor intensa na sola do pé, similar a uma pontada ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo sobre o calcanhar. As dores e sintomas de um esporão de calcâneo são mais comum a partir dos 40 anos, mas pode surgir antes disso, vai depender do estilo de vida da pessoa.

A dor decorrente do esporão melhora quando os pés ficam em repouso e piora na prática de atividade física como uma simples caminhada, além de poder causar inchaço no calcanhar e no tornozelo.

Continue lendo sobre esporão de calcâneo ou veja agora um vídeo do nosso tratamento de podologia quente, disponível em toda a rede de lojas Doctor Feet. Ele está no nosso canal do YouTube, onde existem vários vídeos sobre problemas nos pés e podologia disponíveis:

 

Existe tratamento para esporão de calcâneo?

O tratamento de esporão do calcâneo é feito por meio de estratégias que aliviem os sintomas, como manter os pés elevados e colocar gelo no calcanhar. Em alguns casos é necessário o uso de palmilhas ou calcanheiras especiais, que aliviam o impacto ao caminhar.

A rede de lojas Doctor Feet tem palmilhas e calcanheiras específicas para esporão de calcâneo, que se encaixam em vários tipos de calçados, assim você poderá tornar sua rotina menos dolorosa, e evitar que a situação se agrave. São palmilhas e calcanheiras de silicone ou gel de vários modelos e formatos, então é importante você procurar uma loja da Doctor Feet e ver pessoalmente qual vai se encaixar melhor no seu calçado e para seu tipo de uso.

Nos casos mais severos, é recomendada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos para aliviar a dor e, dependendo da avaliação médica, para casos mais graves podem ser necessários procedimentos cirúrgicos.