Entenda mais sobre a ciência que estuda e cuida dos pés: a podologia

O que é podologia?

O termo podologia surgiu do Grego, sendo o prefixo Podos = pés e o sufixo Logos = estudo. Significando a ciência que, de forma geral, estuda os pés. Também é a denominação dos cuidados e tratamentos relacionados aos pés, através de conhecimentos científicos e técnicos, e é a érea da terapia responsável por aliviar as tensões, dores, calos, unhas encravadas, entre as outras agressões que atingem essa área tão importante do corpo.

Os podólogos possuem formação técnica na área, ou seja, são preparados para cuidar da saúde dos pés de forma profissional e cuidadosa. Possuem conhecimento específico para tratar unhas encravadas, micoses de unha, fissuras, calos, infecções e outros. O podólogo pode ainda auxiliar na identificação de causas de dores nos pés, orientando quanto aos melhores tratamentos e produtos corretivos e preventivos.

Qual a diferença entre um pedicure e um podólogo?

Por ter curso técnico de aproximadamente 2 anos, o podólogo é especialista em identificar e tratar os problemas mais recorrentes nos pés. Sabem avaliar de forma personalizada o que pode estar acontecendo, entender as dores, ajudar a curar as lesões nos pés, indicando os melhores tratamentos e produtos. Sabe inclusive avaliar se o caso é tão complexo que necessita intervenção médica. O foco do podólogo é a saúde dos pés.

Pedicures não possuem cursos e treinamentos específicos, então não sabem identificar uma micose de unha, diferenciar um bicho de pé de um olho de peixe, tratar adequadamente uma unha encravada, ou seja, são profissionais com habilidades relacionadas apenas na estética dos pés.

A importância da podologia

Os pés são a nossa base. São eles que nos levam para todos os locais e nos sustentam ao longo dos dias. Através deles também temos contato com diversas sensações, como pisar no chão, sentir a temperatura da água, entre tantas outras coisas importantes. Mas quase nunca pensamos na saúde dos pés, e não percebemos o quanto isso é fundamental para nosso bem-estar geral.

O podólogo é o profissional da área da saúde que tem formação específica para cuidar de forma especial e profissional dos seus pés como eles merecem.

Importância do Podólogo: quando precisamos de um podólogo e quando é melhor ir ao médico?

A podologia preenche uma lacuna no cuidado e tratamento dos pés, dando ênfase a um atendimento multidisciplinar da área da saúde. O podólogo não substitui um tratamento avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na identificação dos sintomas de patologias sérias dos pés nas áreas de ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia e outras.

É muito comum que os podólogos indiquem médicos quando o problema pode precisar de intervenção medicamentosa ou cirúrgica, e que os médicos indiquem podólogos para cuidar da saúde geral e frequente dos pés. Cuidando do bem-estar da população com foco na saúde o podólogo é cada vez mais reconhecido como o profissional capaz de cuidar dos pés com competência.