Podologia (do grego: Poua, podoa (pé) + logos (tratado) + ia) é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés, sua anatomia e patologia.

Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo, responsáveis para que possamos ficar em pé e pela nossa locomoção. Por estes motivos, os pés estão sujeitos a muita tensão e desgaste o que pode resultar em calosidades, rachaduras, fungos nas unhas, descamação da pele, lesões entre outros males. Na podologia o objetivo do cuidado não é apenas estético, como muitos podem pensar, mas sim uma ciência dedicada para diagnosticar, prevenir, estudar, investigar, orientar e tratar as patologias dos pés.

O podólogo, profissional da saúde que estudou a podologia, possui conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, posturologia, microbiologia, farmacologia, imunologia e estuda a biomecânica dos tornozelos e dos pés. Com isso, é responsável por cuidar de diversas patologias, como por exemplo: o tipo de calçado a ser usado, a forma ideal de cortar as unhas, cremes específicos, uso de órteses e palmilhas adequadas para cada tipo de pé, joanetes, Feridas, Calos, Calosidades, Verrugas, Unhas encravadas, Unhas infeccionadas, Fissuras, Micose, Úlcera dos pés, Pé diabético, Pé Geriátrico, Ressecamento da pele, Suor excessivo, corte técnico das unhas, assepsia dos pés.

Ao longo da sua carreira, a especialização pode ocorrer em diversas áreas, como: Podopediatria (cuidado com o pé de crianças), Podogeriatria, Pé de Risco ou pé Diabético, Podologia Desportiva, Podologia Laboral.

Por isso cuide dos seus pés como eles merecem, procure o especialista no assunto: um PODÓLOGO!

Dores nos pés? Estamos com algumas lojas abertas para atendimentos de urgência, encontre a mais próxima no site: https://seguranca.doctorfeet.com.br/