Com a chegada das festas de final de ano, época de confraternização e do verão, vem junto o uso de diferentes tipos e modelos de sapatos e sandálias de saltos altos.

Mas o que os saltos altos podem causar aos nossos pés em curto, médio e longo prazo?

O uso excessivo do salto alto pode não ser benéfico para os pés, nem para o corpo: quanto maior a elevação mais difícil de se manter no centro gravitacional, vai ser necessário força e equilíbrio extras. Este esforço aumenta as chances e os riscos de lesões musculoesqueléticas, entorses e joanetes.

O uso excessivo de saltos altos pode aumentar as chances de dores nas costas, pernas e pés, devido a má distribuição da carga corporal nos pés.

Mas é “proibido” usar salto alto, então?

Não, mas recomendamos o uso de saltos mais confortáveis, sem muita inclinação entre o calcanhar e os dedos, que ofereça boa estabilidade ao caminhar, e que tenha uma eficiente base de apoio do calcanhar, que vai diminuir a pressão, atritos e a carga nos dedos dos pés. Tem ainda o fato de que, sempre que puder, use saltos médios ou baixos, deixando os mais altos para ocasiões específicas.

Seguem algumas dicas de tipos e modelos de saltos altos para garantir a tranquilidade e a curtição nas festas, sem dores nos pés.

Salto plataforma – é aquele salto que nivela todo o solado do calçado, trazendo aos pés muita sustentação, estabilidade e conforto ao caminhar. De todos os saltos altos, é o que menos traz riscos, dor ou desconforto, por reduzir a inclinação entre o calcanhar e os dedos.

Salto meia pata – é tendência atual, elevado na frente e com um salto mais grosso na base, se assemelha com o salto plataforma, mas ao invés de dar maior sustentação na parte do calcanhar, ele dará maior sustentação na sola frontal, ou seja, no antepé, região dos dedos.

Salto anabela – é uma variação da plataforma, segue o padrão de nivelamento do solado, ou seja, solado inteiriço com a plataforma e o salto. Garante assim, como a plataforma, muita estabilidade, sustentação e conforto. É um dos melhores e mais recomendados, para quem deseja passar muitas horas em pé.

Salto bloco, cubano, quadrado ou geométrico – são saltos estilosos, imponentes e modernos. Esses saltos, garantem total estabilidade do calcanhar, devido sua forma ser grossa na base, e favorável na inclinação, por todo seu comprimento no solado, ou seja, normalmente, são saltos mais medianos, que amenizam a má distribuição da carga corporal nos dedos.

Está com os pés cansados de tanto usar salto? Continue lendo esta matéria ou veja nosso vídeo do youtube sobre um dos tratamentos mais relaxantes que temos, a reflaxologia (massagem nos pés). Seus pés vão ficar menos doloridos e o corpo todo mais relaxado.

Salto agulha ou stiletto – extremamente ousados, sofisticados e lindos. Esse se assemelha muito com o salto fino, mas a sua estrutura de base é bem mais alta e fina. Scarpins e sandálias, são modelos que normalmente ganham este salto, são os menos indicados para uso nestas festas, trazem muita instabilidade, desconfortos e dores para quem pretende ficar muito tempo em pé, por trazer muita inclinação, pouca estrutura no antepé e carga elevada aos dedos.

Salto fino – é um calçado que se encontra facilmente, nas sapateiras ou closet feminino, seu salto acompanha a cor do calçado, ele é mais baixo que o salto alto e devido a sua altura mediana na base, ele se assemelha ao salto bloco, geométrico ou quadrado, mas não deixa de ser fino e delicado. Mas lembre-se que ele é mais desconfortável e traz instabilidade na base de apoio do calcanhar, assim como o salto alto ou stiletto.

Com ou sem saltos altos, o verão vem com mais pés expostos ao calor, poeira, sujidade, atritos e outros fatores, trazendo mais sensibilidade, ressecamento, descamação e fissuras nos pés.

A rede de lojas Doctor Feet oferece serviços, tratamentos e produtos exclusivos para prevenção, saúde e bem-estar dos seus pés. Encontre aqui a loja mais próxima.

Recomendamos o novo tratamento DETOX, que em conjunto com o Tratamento Quente de Podologia, vai promover a renovação celular com a eliminação das células mortas, reduzindo a aspereza, removendo toxinas, poluentes, vestígios de produtos, realizando a absorção da oleosidade e as sujidades, evitando o ressecamento da pele e promovendo um tratamento intensivo para os pés.