A Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés.

Elas são causadas por vírus da família “Papiloma Humano” (Human Papilloma Virus – HPV) muito frequente em crianças e adolescentes. Os principais sintomas são: o aparecimento das verrugas e dor ao andar ou correr (quando a verruga estiver em uma área de pressão como o calcanhar ou planta do pé).

O tratamento deve ser realizado pelo profissional de podologia e consiste em sessões de cauterização com a crioterapia (agente criogênico).

Muitas vezes a verruga plantar é confundida com um calo, por seu aspecto ter uma superfície áspera e a pele está espessa em volta, por isso é fundamental consultar o podólogo.

Vale lembrar que a eliminação dessa verruga não significa que ela não retornará futuramente, uma vez que o problema é causado por conta da infecção do vírus Papiloma Humano, a cauterização é fundamental para diminuir os sintomas e quando realizado semanalmente auxilia na retirada das verrugas existentes.

É importante também que o portador da doença mantenha um hábito alimentar saudável para que assim o sistema imunológico esteja fortalecido, um ponto muito importante para evitar novas lesões na pele e procure um médico para acompanhar o tratamento.