Tipos de pés e e pisadas: como escolher meu calçado?

Muitas dores que sentimos nos pés podem ser evitadas com o uso de sapatos adequados ao formato dos nossos pés.
As mulheres entendem bem disso, principalmente pelo uso quase diário do salto alto, sapatilhas e outros sapatos pouco anatômicos.

Saiba que sapatos muitos largos ou apertados também podem causar deformidades e dores nos pés, como por exemplo uma joanete. Sapatos que não respeitam a anatomia dos pés podem provocar dores na fáscia plantar, no calcanhar, calos, calosidades e bolhas.


A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia classifica o pé de 3 formas: Pé normal, cavo e plano.

  • Pé normal: mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.
  • Pé cavo: onde a planta do pé quase não toca no chão, o arco do pé é bem alto.
  • Pé plano: possui um formato mais reto, conhecido como pé chato.

O formato do seu pé, a disposição dos joelhos e o ângulo do quadril em conjunto com as articulações determinam o tipo de pisada, conforme imagem a seguir:

  • Pisada Pronada: Cerca de 50% da população mundial tem esse tipo de pisada, ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé.
  • Pisada Neutra: Ocorre quando o pé atinge o solo de forma uniforme, com o peso do corpo distribuído praticamente igualmente por toda a planta do pé.
  • Pisada Supinada: De forma oposta à pisada pronada, a pisada supinada ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiro com a parte externa da planta do pé.

É importante ressaltar que ao fazer a escolha do sapato, você deve fazê-lo conforme a forma que você pisa, principalmente quando for praticar alguma atividade física, evitando assim entorses, luxações, rompimento de tendão e outras patologias anteriormente citadas.