A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e surge devido à atuação ineficaz da insulina, o hormônio responsável por baixar a glicemia do corpo. Uma de suas principais complicações é o pé diabético, quando a pessoa machuca a área e contrai uma infecção.

A condição surge quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Mudança de temperatura, alteração da cor, inflamação e deformidade dos ossos estão entre os principais sintomas, além de formigamento, sensação de queimação, rachaduras e frieiras.

A situação fica ainda mais grave com a falta de sensibilidade. O principal risco é o ferimento sem que o diabético perceba, um simples machucado pode evoluir rapidamente para uma ferida grave e de difícil cicatrização.

A prevenção é a melhor solução para não sofrer com as consequências do problema. O tratamento adequado evita que o tecido inicie um processo de necrose, tornando irreversível a recuperação e levando à amputação do membro afetado. Ao menor sinal de mudança, procure um médico imediatamente!

Nossas mais de 70 lojas estão preparadas para cuidar de pés diabéticos! Os podólogos tem formação técnica na área e conhecem profundamente as melhores formas de cuidar de pés de pessoas com diabetes sem lesionar ou machucar. Agende agora uma avaliação gratuita em qualquer uma de nossas lojas!

CUIDADOS COM PÉS DIABÉTICOS

 

Higiene diária

Dedos, calcanhar e toda as áreas do pé devem ser lavadas diariamente com água morna e sabonete. É importante não esfregar a pele ao secar com uma toalha macia. Para finalizar, aposte em um creme hidratante para evitar ressecamentos. A Doctor Feet tem um creme exclusivo da marca que promove a hidratação profunda da pele dos pés, evitando as fissuras e rachaduras, tão temidas por pessoas que tem diabetes. Conheça o creme Hidratação Profunda aqui!

 

 

Unhas e calosidades

O diabético deve evitar realizar o corte das unhas em casa para não se machucar e para não encravar com um corte incorreto. O ideal é que um podólogo faça isso para ele, pelo menos uma vez por mês. O mesmo vale para o tratamento de calosidades, não é indicado tentar mexer para resolver o problema sozinho.

 

 

Umidade

O paciente deve evitar fazer escalda pés ou manter os pés úmidos após o banho. Uma forma de evitar que a pele fique frágil, quebradiça e favorável a proliferação de fungos, que causam micoses ou frieiras.

 

 

Escolha do calçado

O sapato deve ser fechado e macio para não causar atrito nos dedos ou nas laterais. Por isso, prefira os sapatos baixos e evite andar descalço, com sandálias ou chinelos para o pé não ficar exposto. O calçado confortável para o pé diabético vai evitar feridas e rachaduras, e ainda oferecer segurança na caminhada em caso de falta de sensibilidade. Procure pelos forrados, eles não possuem costura, são confeccionados com material mais mole e evitam possíveis ferimentos.

 

Conheça aqui os diferenciais da rede Doctor Feet de podologia.