O bicho-de-pé é um pequeno parasita causado por um tipo de pulga denominada Tunga Penetrans, que penetra na pele, principalmente dos pés, onde se desenvolve rapidamente e pode viver por vários dias.

Os principais sintomas são: erupção na pele; ponto preto no centro e branco à volta; coceira; dor e desconforto; vermelhidão; presença de secreção transparente ou amarelada (em casos de inflamação ou infecção local).

Devemos estar atentos aos locais onde habitam os ovos e parasitas que causam bicho-de-pé, principalmente: solos com areia e pouca luminosidade, parte fofa da areia nas praias, tanques de areia em parques, chiqueiros ou a montes de esterco. A pulga mede cerca de 1 mm e pode, também, estar nos pelos de cães e gatos, se alimentando do seu sangue.

O tratamento consiste em remover o parasita na pele e pode ser feito por um podólogo, que remove o bicho-de-pé com um bisturi. Em alguns casos, é necessário a prescrição de medicamentos realizados por um médico.

Veja o vídeo de como retiramos bicho de pé nas nossas lojas:

 

A prevenção para o bicho-de-pé é simples: use sempre calçados fechados em locais com areia fofa e parada, principalmente por onde passam muitos animais domésticos, como cães e gatos. Também é importante levar os animais domésticos ao veterinário para avaliar se eles estão infectados com a pulga do bicho-de-pé, e iniciar o tratamento adequado para que a doença não passe para as pessoas.

Somos uma rede de mais de 23 anos de existência, especialista em podologia. São mais de 80 lojas pelo Brasil.

Ficou com alguma dúvida? Nossos especialistas estão a disposição para conversar com você! Agende uma avaliação gratuita dos seus pés em qualquer uma de nossas lojas aqui!