Pés de crianças também precisam de cuidados!

O cuidado com os pés das crianças pode evitar até problemas ortopédicos durante a vida adulta.

Dores nas costas, joelhos, tornozelos e no quadril acontecem, na maior parte das vezes, por causa de um problema nos pés. Cuidados simples e diários podem evitar problemas futuros e assim fazer com que as crianças tenham pés e articulações saudáveis.

Alguns problemas só um ortopedista poderá tratar, mas nossos podólogos são especialistas em pés de crianças para os casos em que o problema é apenas unha encravada, fungos, ou pequenas lesões na pele.

Preste atenção nos pés das crianças, veja os cuidados que a Doctor Feet recomenda para pés infantis:

  1. Lave e seque muito bem, inclusive entre os dedinhos. Além de deixar tudo bem limpinho, livres de bactérias e fungos, você vai ver de pertinho se alguma mudança indesejada está acontecendo.
  2. Assim que o calçado ficar pequeno, descarte o uso deste calçado, assim você evita dores nos dedos do pequeno e unhas encravadas.

“O ideal é haver espaço suficiente na área dos dedos para que os pés possam crescer. Por isso, verifique o tamanho pressionando suavemente a parte superior da ponta enquanto a criança estiver com os sapatos nos pés. Evite comprar números muito grandes pois não proporcionam conforto e sustentação adequada aos pés.”

  1. Calçados de baixa qualidade ou compartilhados podem ser prejudiciais aos pés das crianças. Lembramos que os sapatos ficam com o formato dos pés quem usa, então se a criança calça um sapato que não é dela ou que já está deformado, o pé perde sustentação e o equilíbrio da criança fica comprometido, havendo mais riscos de torções e quedas.
  2. Verifique regularmente se as meias (e até os pés dos macacões de bebês) estão apropriadas e na numeração certa para os pés das crianças. Meias pequenas vão facilitar o encravamento das unhas e comprometem o crescimento correto dos ossinhos.Continue lendo sobre como cuidar dos pés de crianças ou veja agora o tratamento de unha encravada que uma de nossas podólogas fez no pé de um adolescente:
  1. Prefira meias de algodão para crianças: meias de algodão vão manter os pés do seu filho aquecidos e, ao mesmo tempo, proporcionam espaço para que possam se desenvolver. Meias de tecido sintético favorecem o aparecimento de fungos e bactérias.
  2. Mesmo que seu filho ainda não ande, certifique-se de que qualquer calçado, mesmo os mais macios, tenham espaço suficiente para os dedos se movimentarem livremente, bem como as meias.
  3. Corte as unhas da criança em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Essa é uma das dicas mais importantes para cuidar dos pés das crianças! As unhas encravam quando crescem em direção à pele ao seu redor, causando vermelhidão no canto do dedo, inchaço e até infecções, deixando a área bem dolorida.

Você pode usar um cortador de unhas e finalizar lixando as pontinhas mais afiadas com a parte menos áspera da lixa. Nunca corte a lateral das unhas dos pés do seu filho nem deixe as unhas muito curtas.

  1. As crianças podem andar descalças dentro de casa, sempre que possível, mesmo enquanto a criança estiver aprendendo a andar. Embora isso possa parecer contraditório, o ato de andar descalço é uma das melhores coisas que você pode fazer para o bom crescimento dos pés da criança, porque isso ajuda os músculos dos pés a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, andar descalço permite que o ar circule pelo pé inteiro. Certifique-se de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque a segurança do seu pequeno em risco.

Então, aproveite essas dicas e curta os momentos de desenvolvimento do seu filho com muita saúde!

A Doctor Feet tem mais de 70 lojas em todo o Brasil, a avaliação dos pés é gratuita em todas elas. Acesse aqui a página de lojas e não espere mais para levar seu pequeno ao podólogo.