O joanete aparece quando há um desalinhamento entre os ossos e articulações dos pés, levando a deformação da cabeça do 1º metatarso com consequente repercussão do hallux (dedão do pé), e caso a cabeça do 1º metatarso inflame está instalada a joanete.

Com a evolução do quadro de inflamação, o hallux pode empurrar, sobrepor ou colocar-se debaixo ou acima do segundo dedo, impactando nas articulações e levando a formação de calos nos demais dedos, além de rigidez progressiva do hallux, dedos em garra, chegando até a desenvolver Neuroma de Morton (no neuroma de Morton, o paciente sofre um espessamento no tecido ao redor dos nervos dos pés, localizados no 3º e 4º metatarsos. Esse espessamento do tecido forma uma espécie de nódulo, que caracteriza o chamado neuroma de Morton).

Poucos casos de inflamação são assintomáticos. Mas se a inflamação evolui, quanto maior a joanete mais dor articular (grau 1, 2, 3, 4). O joanete afeta mais as mulheres do que os homens, e em grande parte dos casos é um problema congênito, a pessoa já nasce com joanetes.

Continue lendo sobre como aparecem os joanetes ou veja agora o vídeo sobre o assunto que está no nosso canal do YouTube:

O controle ou prevenção da joanete é mais para quem já tem pré-disposição a desenvolver o problema, pois quem já desenvolveu poderá lançar mão apenas de produtos que aliviem as dores e que dão mais conforto no dia a dia, ou de cirurgia indicada por médico especialista.

Recomendamos ainda para quem tem joanete, que deixe para comprar sapatos no fim do dia, quando os pés já estão mais inchados e é possível comprar modelos que não incomodem mesmo com pés inchados. Também orientamos alternar o uso dos calçados, preferindo os que acomodam bem o pé e que distribuam uniformemente o peso do copo.

Não existe tratamento padrão para todos os casos de joanete. O profissional da área médica avalia a idade, estilo de vida, saúde e a intensidade da dor para recomendar as melhores soluções. Há casos mais graves que exigem intervenção cirúrgica.

 3 Dicas da Doctor Feet para quem tem joanete: 

  1. aplicar gelo sobre a joanete (alivia a dor e reduz o processo inflamatório);
  2. não usar sapatos apertados, duros ou de bico fino;
  3. diminuir o atrito na zona de pressão com protetores, corretivos e separadores de dedos. (veja opções aqui)

Nossas podólogas podem ajudar a identificar joanetes, bem como indicar os melhores produtos para alívio de dores, mas não existe cura para joanete na podologia.

Conheça as nossas 70 unidades Doctor Feet aqui. Você vai encontrar produtos que vão ajudar a reduzir o desconforto e as dores causadas pelas joanetes.