BOLHAS NOS PÉS
Algumas pessoas são mais propensas a apresentarem bolhas nos pés. O formato dos pés, algumas deformidades ortopédicas, joanetes e outros podem fazer com que algumas áreas do pé tenham mais atrito com os calçados ou solo. A disidrose, condição em que pequenas bolhas cheias de líquido aparecem nas palmas das mãos e nos dedos dos pés, também pode ser a causa. Queimaduras por frio ou calor também podem propiciar a formação de bolhas.
Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele. Normalmente, a bolha é produzida pelo corpo para proteger os tecidos da pele que estão inflamados. Assim, a bolha evita pancadas no local e protege contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.
MAS O QUE É UMA BOLHA?
É quando a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando um líquido entre elas.
COMO PREVENIR?
A vaselina pode ajudar se for aplicada no local de atrito entre os sapatos e os pés, ou o uso de protetores especiais para bolhas, que você encontra nas lojas Doctor Feet. Temos protetores de tecido, silicone e gel, adaptados para diversas áreas dos pés como dedos, tendão, plantas e mais.
Se já houver a bolha, é importante protegê-la com um curativo que não grude, que pode ser gaze coberta por vaselina liquida para manter a área longe de eventuais atritos e contaminação.
Com o tempo, a pele cicatriza, o líquido é reabsorvido pelo nosso organismo, vira uma casquinha e uma pele nova aparece no local. No entanto, quando a bolha é muito grande e com pus, torna-se dolorosa. Neste caso o dermatologista deve ser procurado e, dependendo do caso, o tratamento passa a ser baseado em antibióticos.