“Como tirar unha encravada do dedão do pé?” “Tem remédio pra unha encravada?” “Como aliviar a dor de unha encravada?” são perguntas frequentes que nós da podologia recebemos diariamente, por isso destinamos uma matéria exclusiva sobre o melhor tratamento de unha encravada.

como tratar unha encravada, unha doendo, unha encravou o que fazer

 

A unha encravada é um dos problemas que mais leva pessoas ao podólogo. Em alguns casos, a unha encravada no pé pode levar a infecções complicadas, que provocam muita dor e dificuldades de locomoção, dificultando até mesmo a simples caminhada ou dirigir um automóvel.

Como a unha encrava? 

A unha fica encravada pelo corte incorreto das unhas, especialmente quando as pessoas recorrem àqueles cortadores de unhas curvos, que terminam por arredondar os cantos das unhas, levando-as a crescer para baixo.

Quais as consequências de não tratar uma unha encravada?

As complicações de uma unha encravada não tratada a tempo acarretam em consequências para a saúde e o bem-estar dos seus pé como infecções. Unha com pus, unha com carne esponjosa, unha com vermelhidão e unha doendo são os principais sintomas de uma unha encravada com infecção.

Pessoas que precisam trabalhar em pé o dia todo, ou que necessitam passar muitas horas com sapatos apertados e fechados, têm o conforto comprometido por conta de uma unha encravada.

Também é preciso lembrar que pessoas que tem alguma doença ou condição que dificulta a cicatrização de feridas, como diabetes, imunidade baixa prolongada, problemas vasculares, estão mais suscetíveis a ter complicações devido à dificuldade de cicatrização e de outras doenças oportunistas.

O papel podólogo é essencial para o tratamento de unha encravada, pois precisamos ter em mente que, caso a área não seja tratada de forma adequada, ela pode evoluir para uma inflamação, infecção e em alguns casos até a amputação. A manutenção adequada das unhas junto ao podólogo evita estágios mais graves de doenças.

Ao perceber os primeiros sinais de inflamação na unha, como vermelhidão, ardência ou presença de pus, procure um podólogo. Ele tomará os devidos cuidados e vai orientá-lo quanto aos passos que devem ser seguidos para contornar o desconforto na unha.

 DICAS PARA EVITAR A UNHA ENCRAVADA:

  • Evite retirar as cutículas pois elas protegem a unha contra a ação de bactérias e fungos evitando assim também infecções na unha.
  • Se as cutículas estiverem grandes e ressecadas, use um creme hidratante na região.
  • Manter os pés sempre limpos e longe da umidade é muito importante, pois o acúmulo de células mortas promove a proliferação de microrganismo.
  • Use meias de algodão, alternando os sapatos e deixando-os em local arejado pois assim a invasão de fungos e bactérias é limitada.
  • Mantenha as unhas sempre bem aparadas, evitando o acúmulo de microrganismos prejudiciais à saúde;
  • Opte por sapatos adequados aos seus pés e confortáveis.
  • Procure produtos que possam proteger os dedos e evitar que as unhas encravem;
    Existem protetores específicos de dedão, cremes hidratantes específicos e outros produtos que vão deixar seus pés mais confortáveis e suas unhas mais protegidas.

 

 

Procure as lojas Doctor Feet para uma avaliação gratuita dos seus pés e pergunte sobre os tratamentos para unha encravada e produtos que podem te ajudar a proteger suas unhas.

Agende seu horário agora mesmo pelo site (https://doctorfeet.com.br/) e trate sua unha encravada com um especialista.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos médicos/ortopédicos. Com 22 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br / Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia