Os pés precisam de cuidados especiais no dia a dia para aliviar a carga do corpo e possíveis desconfortos. No entanto, as mulheres grávidas devem ter ainda mais atenção para não deixar a saúde dos pés em segundo plano, já que rachaduras, ressecamento, inchaço e dores nos membros inferiores são sintomas comuns durante a gestação.

A grande produção de hormônio feminino, a progesterona, é responsável pelo inchaço em todo o corpo. O incômodo é o principal motivo das reclamações e atinge diretamente os pés e as mãos, além de aumentar a sensação de cansaço ao caminhar. “No fim do dia, ela deve elevar as pernas para ajudar na circulação. E, claro, não esquecer de beber muita água”, sugere Malu Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet.

O peso da mãe, junto com o peso do bebê que vai chegar, eleva a pressão nos calcanhares e com o tempo causa rachaduras em todo o contorno do pé. Já existem no mercado hidratantes e esfoliantes apropriados para os pés, especialmente de grávidas, com concentração de ureia abaixo de 3%.

“O produto geralmente é mais oleoso. Então deve ser usado preferencialmente durante à noite, assim ela evita uma possível queda ou escorregão”, ensina a profissional. Lembrando que manter os dedos bem secos evita a proliferação de fungos e o aparecimento de frieiras, situação comum entre as grávidas.

A escolha do calçado também é importante para manter a saúde dos pés, nada de usar saltos ou rasteiras. O sapato baixo e com salto grosso é a melhor opção para uma caminhada confortável e segura.

Produtos ortopédicos são indicados para auxiliar no período de gestação. “As gestantes podem usar palmilhas de silicone ou calcanheiras que absorvem o impacto e ajudam bastante a amenizar a dor”.

A rotina de beleza e os cuidados de higiene devem continuar mesmo com o barrigão. Os hábitos comuns de tratar e pintar as unhas estão liberados, mas claro que será preciso ajuda de um profissional.

Apenas um podólogo está habilitado a manusear o pé de forma correta para evitar possíveis infecções e até o encravamento das unhas. “É um cenário comum por conta do ganho de peso. O ideal é contar com alguém especializado para manter o cuidado durante toda a gravidez”, alerta a podóloga.

Evitar andar descalça para não sobrecarregar os pés sem proteção e evitar banhos muito quentes para não retirar a proteção natural da pele também são recomendações da nossa coordenação técnica.

Malu também recomenda o escalda pés, é super relaxante e traz muitos benefícios. Siga o passo a passo abaixo:
Pegue uma bacia grande, que caiba seus pés confortavelmente, com água morna (suficiente para cobrir o tornozelo)
• 1 colher de sopa de azeite (manter os pés macios e hidratados)
• 1 colher de sopa de sal grosso (drena e excesso de liquido, evitando o inchaço)
• 5 gostas e essência de hortelã (refresca, desodoriza e estimula a circulação)
• Bolinhas de gude (para massagear as plantas dos pés e ativar a circulação)
• Manter os pés na bacia por cerca de 15 minutos

DICAS DE SAÚDE PARA DOS PÉS DE GRÁVIDAS
1. Enxugue bem os pés para evitar frieiras e micoses;
2. Use cremes esfoliantes ou hidratantes específicos para pés de grávidas;
3. Use sapatos baixos para evitar quedas;
4. Pernas para o alto para evitar inchaço;
5. Use palmilhas e/ou calcanheiras para evitar impacto e diminuir o desconforto causado pelo prazo extra;
6. Faça o escalda-pés sempre que puder.