Os calos são áreas mais grossas, rígidas e espessas na camada externa da pele, que surge devido a uma produção excessiva de queratina nesse local, e que é resultado de atrito e pressão constantes.
Os pés são regiões em que frequentemente acontece o surgimento de calos ou calosidades, principalmente na parte da pele que fica sobre uma saliência óssea, como calcanhares, dedos dos pés ou região plantar.
Para eliminar os calos é fundamental evitar o atrito e pressão nessas áreas, por isso é indicado trocar os sapatos que te machucam por outros mais confortáveis.
Temos um canal no YouTube com muitos vídeos de nossos serviços de podologia, veja abaixo a retirada de um calo com núcleo feito por uma podóloga Doctor Feet:
Muitas pessoas tentam tirar calos em casa e acabam exagerando no desbaste, causando até lesões. O desbaste incorreto ou exagerado de calos e calosidades faz com que a pele produza calos cada vez maiores e mais rapidamente, e é por isso que ressaltamos a importância de visitar um podólogo Doctor Feet regularmente, ainda mais se você for daquelas pessoas que sofrem com calos doloridos e inflamados todos os dias.
Você sabia que a rede Doctor Feet tem mais de 70 lojas pelo Brasil? Continue lendo sobre calos e calosidades ou clique aqui para conhecer nossa rede de lojas de podologia e produtos para os pés.
Aqui seguem algumas dicas importantes para evitar o aparecimento de calos, no que diz respeito a escolha dos sapatos para uso diário:
- Use sapatos confortáveis sempre que possível. Ter uma rotina com sapatos que te “torturam” faz com que a formação de calos e até problemas ortopédicos se agravem;
- Evite sapatos com costuras internas: a fricção pode levar a bolhas no local e evoluir para calos e calosidades;
- Evite sapatos com a frente estreita: pode facilitar a formação de calos moles interdigitais muito doloridos;
- Evite sapatos de material sintético: calçados com materiais que favorecem a circulação de ar evitam calosidades secas, ásperas e fissuras;
- Evite salto alto: ao elevar os pés para frente, causa uma grande pressão localizada na cabeça dos metatarsos , levando uma calosidade dolorida nesta região;
- Não tente cortar e raspar os calos e calosidades em casa, pode piorar a situação;
- Mantenha a postura: anormalidade na marcha ou movimentos que resultam em aumento de pressão nos pés causam calos e calosidades, não somente na planta dos pés como também nos dedinhos e toda as áreas com proeminências ósseas acentuadas.
COMO RETARDAR OU EVITAR O APARECIMENTO DE CALOS E CALOSIDADES
- Palmilhas: escolha palmilhas anatomicamente confortáveis (nem rígida e nem maleável), que mantenham os pés em uma posição neutra e o peso do corpo seja bem distribuído.
- Cremes hidratantes específicos para os pés: usar todos os dias antes de dormir (evitar passar entre os dedos) para evitar o ressecamento extremo da pele e a formação de calos duros e ainda mais doloridos.
- Esfoliar os pés 1x por semana, dando ênfase a planta dos pés: a renovação celular da pele dos pés ajuda na saúde geral dos pés e ajuda a conter a formação de calos;
- Tratamento para calos com frequência mensal com uma profissional de podologia em qualquer loja da Doctor Feet: ela irá retirar a quantidade correta de pele dos calos e calosidades, usando técnicas e instrumentais especiais para isso. Além disso ela te ajuda a identificar o que pode retardar ou evitar o aparecimento de calos no seu caso específico.
- Fazer o Tratamento de hidratação profunda com argiloterapia em qualquer loja da rede Doctor Feet: a argila branca nos pés tem ação hidratante e cicatrizante, excelente para quem tem fissuras abertas, calos doloridos e ressecados pois previne, trata e evita a aspereza severa da pele dos pés.
Recuse imitações, a rede Doctor Feet tem mais de 24 anos de existência, experiência e produtos específicos para tratar seus calos e calosidades. Clique aqui para saber mais sobre nossos produtos e serviços exclusivos.