Especialista em cuidados para os pés - Doctor Feet
Area Restrita
Newsletter

Podologia - Evolução da Podologia

    • O Início

      No antigo Egito, era muito comum encontrar nas antigas tumbas faraônicas ou nas pirâmides,vasto material e ferramentas utilizadas em vida pelo Rei para curar deformação em seus pés. Á partir desta descoberta e diante da eficácia dessas ferramentas, os materiais de corte confeccionados em pedra foram substituídos por aparelhos de metal. Por volta de 1600 começaram a surgir profissionais que cuidavam dos pés, dentes e cabelos. Era uma espécie de mercador que oferecia seus serviços em praça pública. O monarca Luis XVI, por exemplo, chegou a ter um mercador só para ele. No entanto, somente no século passado a podologia recebeu um forte impulso graças ao trabalho de autodidatas e médicos que começaram a trabalhar em ambientes mais reservados e foram transmitindo suas experiências a outros profissionais.

    • A Podologia na atualidade

      Podologia é a ciência que cuida de afecções nos membros inferiores (pés). No Brasil, este profissional é formado por meio de curso de nível técnico na área da saúde com duração mínima de 1.200 horas. O aluno estuda toda a parte de anatomia, patologia, farmacologia, microbiologia e fisiologia, transformando-se em um profissional de visão holística e pronto para atuar em equipe multidisciplinar ou em clínica especializada. O podólogo tem um segmento correto de investigação, prevenção e tratamento de Patologias e deformidades, métodos de serviços mais atuais e equipamentos sofisticados.

      Este profissional efetua uma triagem de dados do cliente de uma forma direta, elaborando seu histórico clínico com todas as patologias antecedentes e também as que estão em tratamento. Desta forma, o podólogo elabora um plano de tratamento que proporciona ao cliente a solução eficaz da patologia apresentada.

    • Importância do Podólogo

      Em uma cultura em que a beleza é muito valorizada, o podólogo vem para mostrar que mais uma vez saúde e estética andam de braços dados. A podologia preenche uma lacuna na assistência e tratamento dos pés, dando ênfase a um atendimento multidisciplinar da área da saúde. O podólogo não substitui nenhum componente avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na classificação dos sintomas de patologias sérias nas áreas de ortopedia , dermatologia , angiologia, endocrinologia e outras.

      Cuidando do bem estar da população com foco na saúde o podólogo é cada vez mais reconhecido em todas as áreas da sociedade, mostrando para todos a real importância de cuidar dos pés.

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.