Ele é praticamente uma parte do corpo humano. Hoje, apenas no Brasil, são 198 milhões deles circulando pelas ruas. Os celulares deixaram há muito tempo de ser um elemento de status para virar item de sobrevivência. Acha exagero? Experimente perguntar para qualquer pessoa qual objeto ela levaria para uma ilha deserta, se pudesse levar apenas um. Os aparelhos móveis vieram para ficar e já trouxeram uma série de novidades. Entre elas, os aplicativos. Quem diria há vinte anos que seria possível marcar uma consulta médica apenas com alguns cliques na tela? Nesse sentido, muitas empresas já perceberam que estar online não é só necessário, é fundamental. É o caso da Doctor Feet.

A rede de podologia que é pioneira no ramo, e conta com quase 80 unidades em 14 estados, tem investido bastante em tecnologia como forma de estar presente e atenta às necessidades de seus clientes. “Nós ouvimos o nosso público justamente para saber quais as maiores dificuldades que eles enfrentavam no agendamento telefônico. Entre os principais problemas relatados estava o fato de que a marcação de consultas tinha que seguir o horário de funcionamento da loja”, explica o CEO da marca, Denoel Eller. De posse dessas valiosas informações, eles organizaram essa inserção total no meio online. Com o aplicativo é possível, não somente marcar consultas ou verificar quais profissionais estão disponíveis, mas também receber lembretes sobre os horários agendados, dar feedback sobre os atendimentos, entre outras coisas.

Já para a empresa, essa imersão online possibilita ter acesso a um banco de dados valioso, tendo em vista que o histórico do cliente fica à disposição e é possível saber, por exemplo, as necessidades de cada uma das pessoas que entram nas lojas da Doctor Feet. O software como um todo – que abrange o aplicativo, mas é bem maior do que ele – possibilitará ainda maior controle de negócios, na medida em que otimizará todo sistema financeiro e administrativo também.

Usar aplicativos como forma de facilitar a vida dos clientes vai ao encontro justamente desse crescimento sem igual do mercado de telefonia móvel. Só para se ter uma ideia dessa grandeza, o Brasil configura, atualmente, como um dos países que mais utilizam aplicativos por mês, com um índice superior a 40. A média de aplicativos utilizados por dia – aproximadamente 12 apps abertos em um período de 24 horas – coloca o País em primeiro lugar na pesquisa feita pela App Annie (2017).

“O uso desse tipo de tecnologia nos permite fazer o que temos de melhor, que é o atendimento ao cliente, possibilitando uma maior interação e várias formas de comunicação. Com essa inserção online conseguimos fazer com que nossos colaboradores consigam dar ainda mais atenção para as pessoas que escolhem a Doctor Feet. E esse ganho não tem preço”, resume Eller.