ABF divulga marcas chanceceladas com o selo de excelência em franchising 2016

São Paulo, 18 de abril de 2016 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising anunciou na última sexta-feira (15) as marcas chanceladas no 26º Selo de Excelência em Franchising (SEF). O mais importante símbolo de distinção de uma rede pela excelência de sua atuação junto aos seus franqueados e ao mercado, ganha ainda maior relevância em um momento de desaquecimento econômico como o atual.
Por meio da Pesquisa do SEF, as redes são avaliadas pelos próprios franqueados. “Merecem nossa homenagem e nosso reconhecimento todas as redes que se inscreveram para concorrer ao Selo de Excelência em Franchising 2016. Tendo em vista o ano difícil como o que já vivemos em 2015, saudamos cada uma dessas empresas franqueadoras por sua determinação em continuar investindo na excelência de sua operação, enfrentando o desafio de se fazer mais com menos, de criar novas estratégias comerciais e inovar, conscientes de que a qualidade do modelo de negócio, dos processos e do relacionamento com o franqueado são a pedra de toque para o sucesso das marcas. Neste momento, a conexão franqueador e franqueado deve ser ainda mais forte para superar os desafios atuais e futuros”, afirma Cristina Franco, presidente da ABF.
A ABF, por intermédio do seu Conselho de Ética e em parceria com uma empresa especializada e independente, realiza uma pesquisa de campo com uma série de entrevistas. Este ano, a entidade revisou por completo o questionário de avaliação do Selo de Excelência, tornando o processo mais claro e dinâmico. Além de revisão e agrupamento de algumas perguntas, os índices que compõem o SEF também foram revistos, preservando indicadores históricos. A principal mudança, no entanto, foi a separação da Performance Econômica e da Performance de Relacionamento. O processo dura cerca de três meses, desde o recebimento dos questionários respondidos até a análise dos dados e informações neles contidos. Somente redes associadas tiveram a oportunidade de se inscrever para concorrer ao SEF 2016 que foi lançado e m outubro do ano passado.
De acordo com Gustavo Schifino, presidente do Conselho de Ética, “De forma geral, observamos uma evolução em todo o processo do SEF na versão 2016 e que o Selo a cada ano reveste-se de uma importância ainda maior, para além da chancela em si. Ao participarem da pesquisa, as empresas franqueadoras têm acesso a um valioso instrumento de análise e apoio à gestão das redes e, mais do que isso, demonstram seu compromisso em buscar e conquistar a excelência na relação franqueador – franqueado e em suas operações. O SEF é então um forte indicativo das melhores práticas e pontos a serem aprimorados”, avalia. Ainda segundo Schifino, as reformulações no levantamento deste ano foram bem aceitas pelos franqueados, que se mostraram bastante receptivos à participação na pesquisa.
Marcas inscritas e chanceladas
Nesta 26ª edição do SEF, 225 marcas foram inscritas e 199, chanceladas. Divididas em três categorias, Máster, Sênior e Pleno – de acordo com o tamanho e o tempo de atuação no franchising –, as redes contempladas com o Selo são aquelas que obtiveram a mais alta pontuação nos cinco quesitos que compõem a pesquisa.
Na Categoria Pleno estão as marcas com mais de três anos no mercado e que possuem dez ou mais unidades de franquia. O destaque do SEF nesta categoria foi a rede Instituto Mix.
Dentre as marcas franqueadas há mais de cinco anos e que reúnem acima de 30 franqueados, classificadas na Categoria Sênior, destacou-se a rede World Tennis.
Por fim, na Categoria Máster, em que estão as redes que operam no franchising há mais de dez anos e com mais de 60 franqueados, a melhor avaliada na pesquisa do SEF foi a rede Influx English School.

A Doctor Feet é marca chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2016 na categoria Sênior.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil.
Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.
Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br

Fonte: Roberto Dias Duarte